Pictogramas

Pictogramas sempre despertaram minha admiração, não sei se pelo simples fato de que adoro sinalização gráfica ou porque foram um dos primeiros trabalhos que reconheci como sendo de design muito antes de entrar na faculdade, e admirá-lo como tal.

Hoje leio a notícia que foram divulgados os novos pictogramas de Londres 2012. Pensei, se a identidade visual já não causou uma grande discussão na comunidade de profissionais dessa área (e podem ter certeza, os designers responsáveis por ela foram abalados pelas grandes críticas na época de seu lançamento) os pictogramas poderiam vir para diminuir ou “se redimir” do que foi feito. Felizmente foi isso que aconteceu.

Olhando as imagens que foram divulgadas detalhando as duas versões dos pictogramas percebemos que eles acertaram. Claro que estamos diante de uma versão digital, e só iremos ver o resultado final funcionando de verdade na sua aplicação na sinalização dos jogos e produtos licenciados. Mas confesso que fiquei muito atraído pelas cores pulsantes da versão “dinâmica” (nome dado pelos autores dos pictogramas), além das formas que por vezes terminam de maneira grosseira. Percebe-se claramente que há um “ar novo” neste trabalho pois os elementos contribuem nesse sentido. A ligação de algumas linhas presentes no desenho em referência ao tube londrino (metrô) servem de maneira clara e super bem encaixada como uma espécie de apoio de cada peça. Por vezes essas linhas formam o chão do ciclista, outras vezes são apenas a rede de uma quadra de tenis.

Pictogramas olímpicos Londres 2012

A sensação de movimento está em todo lugar apoiada por estas linhas. Veja a trajetória da bola de vôlei e da areia no pictograma que representa o vôlei de praia ou o movimento de corpo feito pelo tenista de mesa.

Obviamente, por outro lado, já li comentários negativos a respeito dos pictogramas de 2012. “Boa ideia, mas mal executado“, “Eu mal consigo decodificar esses símbolos” (essa na minha opinião, ficou muito forçado), são alguns exemplos. Mas ainda é cedo para saber se a resposta do publico será negativa ou positiva. Acredito e torço para que seja positiva. Os caras acertaram dessa vez, na minha opinião.

Pictogramas olímpicos Londres 2012

Para aqueles que em um primeiro momento não gostaram, lembrem-se de quantos coisas relacionadas ao design não gostávamos a um tempo atrás e só agora começamos a dar valor. Os pictogramas olímpicos oferecem essa possibilidade pois ficarão para sempre disponíveis para quem quiser vê-los e aprender a apreciá-los. A propósito (e seguindo o ufanismo olímpico brasileiro), já estou curioso para ver os pictogramas de Rio 2016 🙂

Simone Peres

Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: