Grupo Sendas

 
A intenção foi transformar as lojas em locais diferenciados , confortáveis, atraentes ao público
e eficientes na comunicação com o usuário. Assim, Valéria London e Ana Lúcia Velho , coordenadoras do projeto, priorizaram o uso de grandes painéis com imagens coloridas, ilustrações e representações gráficas dos produtos, dispostos em toda a periferia das lojas, junto aos balcões de perecíveis.

Nas Casas Senda s, o cuidadoso trabalho do artista plástico Marcos Vasconcelos na elaboração de cenários buscou, segundo Valéria, “revitalizar a imagem antiga dos supermercados, reproduzindo o frescor do campo”. O projeto gráfico procurou, então, equilibrar o impacto visual desses grandes e coloridos painéis por meio da utilização de família tipográfica com desenho simplificado, sem serifas e com alta legibilidade a grande distância.

Já no Bon Marché , a sinalização preocupou-se sobretudo com a visibilidade necessária nos grandes espaços de um hipermercado, “razão pela qual as mensagens são comunicadas por meio de elementos gráficos e tipográficos bastante vigorosos”.
Os painéis, com ilustração de Felipe Lobo , direcionam o usuário com grande eficiência, de qualquer ponto das lojas.

O escritório apostou na linguagem clara, utilizando o contraste entre cores primárias, a alta legibilidade dos pictogramas e o interessante recurso de inserir, nas placas de identificação, duas fontes diferentes: uma para leitura distanciada e outra, mais gestual, para distâncias menores. O projeto foi finalista da categoria sinalização, na 6ª Bienal de Design Gráfico.

Pictogramas de sinalização dos hipermercados Bon Marché

Elementos gráficos e tipográficos vigorosos para os grandes espaços do hipermercado Bon Marché
Fotos:
Valéria London Design

Letreiro transversal das Casas Sendas: o pictograma reforça
a identificação da área Foto: Marcos Morteira

Ilustrações de Marcos Vasconcelos criam ambientação intimista nas lojas da rede Sendas
Foto: Valéria London Design

Placa de identificação de área e letreiros
nos hipermercados Bon Marché

Painéis periféricos do Bon Marché estruturam a sinalização das lojas:grandes dimensões, contraste entre cores primárias, representação gráfica dos produtos e alta legibilidade
 
Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: