Ambientação

Ambientação

Por Cássio Lacerda em Conceitos
dezembro 18, 2007

Nada melhor do que sair e ir a algum lugar do qual gostamos e nos sentimos bem. Nas grandes cidades bares, livrarias, cafés e restaurantes costumam ser os favoritos de qualquer programa entre amigos, famílias ou casais e são vários os fatores para escolha de sua preferência, mas talvez um deles seja o de maior relevância: a ambientação.

Muitas empresas desses segmentos investem pesado no design interno de seus estabelecimentos com o objetivo principal de criar uma espécie de mundo paralelo ao que a pessoa está acostumada lá fora e que, desta forma, lhe proporcione sensações variadas de bem-estar. O designer, neste caso o de interiores, fica com a incumbência de criar toda esta ambientação através de vários recursos do design que são utilizados de forma a contribuir para praticidade, usabilidade e conforto do usuário.

Esse trabalho de ambientação que acontece no mundo físico e que é realizado pelos designers especializados em interiores, também se dá em um outro ambiente que é o virtual. Neste outro ambiente onde o especialista é o designer de interface, e que apesar do objetivo nestes dois meios serem o mesmo, ou seja, proporcionar uma interação adequada ao usuário, os caminhos para atingi-lo são distintos, até mesmo pela natureza de ambos. Hoje mais do que nunca os sites de empresas, principalmente destes segmentos, tentam criar no ambiente virtual, não diria uma simulação do ambiente físico, mas sim, uma espécie de virtualização das sensações encontradas lá.

A experiência do usuário, tanto física como virtual, depende de um bom trabalho de design que se alinhe às expectativas do mesmo. Por isso, a necessidade de ambientes virtuais em que as pessoas, durante a navegação, possam sentir-se “confortáveis” e vivenciar uma marca através de uma interface projetada de acordo com o ambiente físico, torna-se cada vez mais indispensável para diferenciação.

Assim como, qualquer pessoa se sentirá bem de ir a um restaurante que tenha um certo requinte através de todo o conjunto de seu ambiente interno, o usuário de um site de mesma forma se sentirá, se este site além de ter uma ambientação com uma estética interessante, também for navegável e transmitir uma sensação de conforto.


RSS Acompanhe os posts do Design Coletivo.

Publicado em: Conceitos, terça-feira, 18th dezembro, 2007 às 9:09 pm
Tags:
Você pode acompanhar todas as respostas para esta entrada via RSS 2.0, escrever um comentário, ou deixar um trackback através do seu site.

Permalink

 

Etiquetado

Deixe um comentário