Design gráfico e sinalização, Fazenda São José, Itapira-SP

Natureza e iconografia

O cenário natural dá o tom à identidade visual e à sinalização desenvolvidas por Carlos Perrone , do estúdio Desenhológico, para a Fazenda São José, localizada na região de Itapira, interior de São Paulo, que reúne clube e campo profissional de golfe, pecuária, criação de animais silvestres, aeródromo, além de reserva natural com vegetação de cerrado.Modular e extremamente versátil, o projeto se destaca pela síntese eficiente entre tradição e inovação no padrão gráfico de áreas rurais brasileiras.

Perrone e a equipe do Desenhológico criaram a marca geral e as específicas para cada atividade da São José, a partir de desenho que faz referências à vegetação do entorno e ao nome da fazenda.

“Nossa idéia era minorizar a interferência napaisagem e enfatizar a proximidade com o cerrado, que, ao contrário do que se imagina, não é exclusivo do Brasil central. Pensamos ainda em trazer à memória a identidade tradicional de áreas rurais brasileiras, caracterizada pelo nome escrito por extenso e iniciais em evidência”, explica o designer e arquiteto.

A inovação é obtida pela introdução de cores fortes , pela coexistência de materiais como o aço e amadeira e, ainda, por padrão gráfico que, ordenado por símbolos e representações pictóricas, caracteriza-se por traços e contornos quase esquemáticos.

angico-vermelho , árvore típica da região, identifica a marca geral da São José, enquanto a bola de golfe, os animais e o aeroplano diferenciam as secundárias.

Acima de critérios técnicos, Perrone explica que o projeto priorizou a ambiência de relaxamento da fazenda, conceito identificável pela linguagem visual com forte carga iconográfica. “A Fazenda São José é vista por pessoas em estado de repouso, o que nos deu a liberdade de relegar a preocupação com a alta legibilidade e velocidade na transmissão de informações”, ele avalia.

É também marcante a idéia de enquadramento , tanto na paisagem quanto na própria identidade visual, estruturado pela repetição de elementos e recortes quadrados. No sistema de marcas, esse padrão é obtido por desenho ortogonal em que o logotipo é emoldurado por contorno na cor verde, dividido em quatro partes iguais. Elas contém isoladamente as palavras que integram o nome da fazenda e, em destaque, no canto superior direito, o ícone que identifica cada marca e atividade isoladamente.

A sinalização apóia-se em sistema construtivo que leva em consideração a resistência a intempéries e a sutil inserção na paisagem natural, sobretudo ao criar recorte retangular, portanto área vazada , entre o logotipo da marca e o nome do espaço. Assim, enfatiza Perrone, “a bela paisagem é sempre referência para o usuário”.

campo de golfe , com 240 mil metros quadrados, nove buracos e quatro lagos, é uma das principais áreas da fazenda, tanto pelo uso profissional quanto pela localização privilegiada em meio ao cerrado.

“Não tínhamos experiência anterior com a codificação do esporte, mas mergulhamos em seu universo visual para criar sinalização eficiente e inédita. O que descobrimos é que há geralmente forte vinculação ao estilo norte-americano, com tendência à fantasia.Não gostamos do que vimos ”, comenta Perrone.

Assim, o projeto do Desenhológico se concentrou na pesquisa e no cuidadoso desenho de mapas , de representações do campo de golfe, o que eliminou as tradicionais bordas e contornos das figuras.

“O jogador tem à disposição desenho efetivamente representativo das dimensões e características físicas do campo e, embora a sinalização seja inovadora, qualquer que seja sua nacionalidade há aimediata identificação da imagem visual do esporte ”, define Perrone.

Texto resumido a partir de reportagem
de Evelise Grunow
Publicada originalmente em PROJETO DESIGN
Edição 291 Maio de 2004

Este slideshow necessita de JavaScript.

Nayara Ribeiro
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: