Férias Vivas lança sinalização inédita de turismo na Adventure Sports Fair

 

Os pictogramas de segurança se baseiam nos acidentes mais comuns registrados no banco de dados da ONG em seis anos.

Imagine não ter dúvidas sobre estar em local seguro quanto a deslizamentos, isentos de animais peçonhentos ou de que se está em águas rasas. Parece estranho, mas avisos como esses ainda não existem em pontos turísticos do Brasil. São garantias dessa natureza que os esportistas, turistas e adeptos de diferentes formas de lazer passam a ter com os pictogramas de segurança que a Associação Férias Vivas lança com exclusividade na Adventure Sports Fair, maior feira de esportes e turismo do país, que acontece de 4 a 7 de setembro, no Pavilhão Imigrantes, em São Paulo.

A missão de Férias Vivas – de educar e conscientizar para o turismo e o lazer seguro e responsável – está presente nas primeiras 14 placas de sinalização, desenvolvidas pelo designer e diretor da CZ Publicidade, Cezar de Almeida, a pedido da ONG. “Para chegar a esses 14 pictogramas, levamos em consideração os acidentes mais comuns registrados, desde a fundação da ONG em 2002 até agora, em nosso banco de dados de acidentes”, explica Sílvia Basile, presidente e fundadora de Férias Vivas, acrescentando que o trabalho é a concretização de análises de risco que já duram quatro anos.

Os pictogramas, ou placas de sinalização de segurança, orientam os usuários em relação a possíveis riscos em diferentes atividades, como caminhada, mergulho em lagos e represas; sobre o que é permitido ou proibido utilizar em determinadas áreas, entre outros.

Em breve, o conjunto inicial pode ganhar a companhia de várias outras placas de sinalização. “O objetivo, a partir do lançamento na Adventure Fair, é comercializar o produto junto a empreendimentos turísticos e produzi-los por encomenda. Outra proposta é fazer uma visita técnica ao empreendimento, avaliar todas as suas necessidades em sinalização e, então, executar os pictogramas necessários”, sugere a presidente.

Todos têm a medida de 40×60 cm e são confeccionados em placa de polietileno de 3mm em adesivo vinil com laminação fosca. Trazem quatro furos e, dependendo do local em que forem utilizados, podem ser pregados, aparafusados, amarrados ou mesmo colados. As placas poderão trazer de um lado a logomarca do empreendimento e, do outro, em tamanho menor, o de Férias Vivas, acompanhado do aviso de direitos reservados. “O que estaremos mostrando na Adventure Fair é que demos mais um passo em nosso trabalho voltado a ampliar a consciência sobre a prevenção e a segurança, bem como minimizar a ocorrência de acidentes no turismo e no lazer”, ressalta Sílvia.

Em dia com a Política Nacional de Turismo – No momento em que preparam os pictogramas de segurança para a Adventure Fair, os voluntários de Férias Vivas aguardam pela sanção do presidente Lula para o Projeto de Lei nº 3.118-A, de 2008, que dispõe sobre a Política Nacional de Turismo, define as atribuições do Governo Federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico, revoga leis anteriores e dá outras providências como o parágrafo VIII do Artigo 9º: que diz: “O Sistema Nacional de Turismo tem por objetivo promover o desenvolvimento das atividades turísticas, de forma sustentável, pela coordenação e integração das iniciativas oficiais com as do setor produtivo, de modo a:

VIII – implantar sinalização turística de caráter informativo, educativo e, quando necessário, restritivo, utilizando linguagem visual padronizada nacionalmente, observados os indicadores de sinalização turística utilizados pela Organização Mundial de Turismo”.

As Férias Vivas – Férias Vivas é uma entidade sem fins lucrativos, que nasceu em 2002 com a missão de “educar para o turismo e o lazer seguro e responsável”. Motivada por uma tragédia pessoal a fundar a ONG, a diretora-presidente Sílvia Basile explica: “o nosso foco é a prevenção e a segurança em turismo e lazer; a nossa missão, minimizar os acidentes nessas áreas. Assim, o conceito da Férias Vivas é o de preservar a vida humana, perseguindo o lema ‘pratique com segurança’. O que permeia tudo isso é a idéia de que com segurança você vai mais longe”.

A Ong conta com o trabalho voluntário e permanente de um grupo de profissionais atuantes em áreas diversas e tem sempre a adesão de amigos e simpatizantes à causa nos momentos que exigem mais disponibilidade de tempo, como a participação em evento, por exemplo.

Os interessados em conhecer mais sobre a atuação da Férias Vivas, seu histórico, dicas, publicações, produtos, como tirar dúvidas, entre outros, devem acessar o site http://www.feriasvivas.org.br.

Anúncios
Etiquetado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: