Vitrines de sonhos

Gente, vocês gostam de decoração de natal? Quando eu era mais novinho, essa era a época mais legal ever do ano! Por isso, fiz uma seleção com as vitrines mais legais lá na Europa. Dá uma olhada:

Paris

As principais lojas de departamentos da capital francesa – Printemps, Galeries Lafayette e Le Bon Marche – sempre fazem uma verdadeira guerra pra ver quem tem a vitrine mais bonita e, por isso, a criatividade rola solta.

ReproduçãoVitrine-Layfayette-2009
Vitrine da Galeries Lafayette

A Galeries Lafayette optaram pela tradicional decoração com ursinhos, bonequinhos de pão de ló, brinquedos animados… Mas, o mais legal, é que todos esse personagens foram vestidos com looks de Jean Paul Gaultier, Marc by Marc Jacobs, entre outros. Fino!

ReproduçãoVitrine-Printemps-Natal-2009
Vitrine da Printemps

Já a Printemps focou no folclore russo, abusando de cores como preto, vermelho e rosa. As matrioskas foram vestidas por Karl Lagerfeld, da Chanel e as bailarinas por John Galliano, da Dior.

ReproduçãoVitrine-Bon-Marché-Natal-2009
Vitrine do Le Bon Marché

O Le Bon Marché fez uma coisa mais conceitual. Chamou o artista Bertrand Planes para crier quartos instalações audiovisuais onde o heróio é um só: o peru de Natal. As vitirnes trazem nuvens surrealistas feistas de óculos de sol, céus de papel, uma boca vermelha gigante e – o mais engraçado – perus danando, cantando e até surfando!

ReproduçãoVitrine-BHV-Natal-2009
Vitrine da BHV

For a essas três gigantonas, eu gostei bastante da vitrine da BHV, que faz parte do mesmo grupo que detêm a Galeries Lafayette. Eles chamaram ninguém menos que Jean-Charles de Castelbajac para criar um Natal neo, cheio de luzes mega coloridas. Incrível!

Londres

ReproduçãoVitrine-Topshop-Natal-2009
Vitrine da Topshop

A Topshop colocou umas bolas de Natal gigantes na vitrine. Só que as bolas estão quebradas e fazem um super cenário para os looks de festa da marca. No site deles, colocaram as fotos das vitrines – uma delicadeza pra quem adora a marca mas não mora na capital britânica, né?

Milão

ReproduçãoVitrine-Moschino-Natal-2009
Vitrine da Moschino

Pra mim, essa é a vitrine mais inusitada e bem pensada de todas que eu vi na minha pesquisa na internet. A Moschino caminhou em direção contrária a esse uso de luzinhas piscantes, bonequinhos felizes, papais-noéis dançantes e neve artificial de todas as vitrines do mundo e colocou o Papai Noel dela no divã de um analista. Isso me pra mim é um símbolo dos tempos bicudos de crise econômica que vivemos, sabia? Papai Noel deve star tão preocupado com os rumos que a indústria da moda e o consumo estão tomando, que precisou de uma ajudinha profissional. Uma criação teatral e levemente surreal (o que é a cara da grife), assinada pelo diretor de arte Jo-Ann Tan e Rossella Jardini, estilsita da marca.

Pra terminar, deixo vocês com um vídeo fofo que um leitor querido me mandou com mais imagens das vitrines de Natal desse ano:

 

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